Audiovisão - Tânia Mello Neiva convida Marco Pinagé.
sáb., 08 de nov.
|Recife
Os filmes escolhidos para a sessão são: — “Alguma Coisa com Plutônio”, de Raoni Assis (2024, 11 min) — “At Land”, de Maya Deren (1944, 15 min) — “A Zionist Aggression”, de Mustafa Abu Ali (1973, 13 min)


Horário e local
08 de nov. de 2025, 19:00
Recife, Rua Bispo Cardoso Ayres, 72 - Soledade, Recife - PE, 50050-235, Brasil
Sobre o evento
🎥 Cine Audiovisão – 3ª temporada
🎟️ Entrada grátis
O Cine Audiovisão está de volta, em sua terceira temporada, apresentando uma série de cine-concertos, onde artistas sonoros convidam outros artistas para criarem e executarem trilhas originais sobre filmes silenciosos e filmes pernambucanos contemporâneos.
Temos como parceiros o Institute of Incoherent Cinema — IOIC, que promove o cinema mudo e sua representação e os diretores dos filmes pernambucanos que nos cederam os filmes.
Nesta quarta edição de 2025, Tânia Mello Neiva convida Marco Pinagé.
Os filmes escolhidos para a sessão são:
— “Alguma Coisa com Plutônio”, de Raoni Assis (2024, 11 min)
— “At Land”, de Maya Deren (1944, 15 min)
— “A Zionist Aggression”, de Mustafa Abu Ali (1973, 13 min)
Três obras que, apesar de muito distintas, subvertem a linguagem cinematográfica tradicional e operam como dispositivos de resistência. Têm em comum o uso da montagem como pensamento, a recusa da linearidade e a elaboração de narrativas que lidam com deslocamentos — seja geopolítico, subjetivo ou temporal. São obras que tensionam a relação entre corpo, território e poder, propondo uma experiência crítica que atravessa estética, política e imaginação.
Tânia Mello Neiva (@tania_mello_neiva) é violoncelista, performer, compositora, educadora e pesquisadora. Doutora em música pela UFPB, desenvolve trabalhos interdisciplinares, principalmente com dança e teatro, atuando como performer e compositora.
Marco Pinagé (@marcopinage) é artista e pesquisador brasileiro, nascido em Fortaleza. Sua produção sonora transita entre o Noise, a música experimental, o Drone, instalações sonoras e manipulações digitais realizadas em ambientes como DAWs (Digital Audio Workstations).
O Cine Audiovisão é uma realização da Casa Lontra, @thelmocristovam e @barco.verde. O projeto tem o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. A Casa Lontra conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e do Ministério da Cultura do Governo Federal.
