Vórtices Errantes
dom., 09 de nov.
|Recife
Lançamento VÓRTICES ERRANTES + Roda de conversa


Horário e local
09 de nov. de 2025, 18:00
Recife, Rua Bispo Cardoso Ayres, 72 - Soledade, Recife - PE, 50050-235, Brasil
Sobre o evento
Lançamento VÓRTICES ERRANTES + Roda de conversa
09/11 — 18:00 Lançamento. 19:00 Roda.
Casa Lontra (Rua Bispo Cardoso Ayres, 72 - Boa Vista, Recife)
Vórtices Errantes (adiante VE) é um poema que em sua 4a edição enquanto performance torna-se uma publicação sonora, com voz de Ana Gábri e sonoplastia de Fernando Remígio. Celebração do erro a partir de uma imersão forjada pela linguagem em errância, VE é um jogo metalinguístico com a realidadeficção.
Após a audição pública, vamos abrir diálogo com parte da equipe do projeto sobre experiência errante e produção de presente, questões que atravessam a publicação.
Mediação: Raian Oliveira. Na roda:
ANA GÁBRI é autore do texto Vórtices Errantes e performer na performance homônima. Pesquisa o erro como método de criação na contemporaneidade enquanto bolsista CAPES no PPGLitCult-UFBA.
MITSY QUEIROZ é artista e pesquisador em processos experimentais de fotografia analógica, interessado na opacidade da imagem latente e seus mistérios, encoraja as afirmações do erro como fenômenos de ruptura e gestão da liberdade. Suas práticas refletem sobre a percepção do tempo, a transformação dos corpos e a conexão com a pesca artesanal.
THAIS GUI é pesquisadore de música experimental, improvisação, atuando com som desde a captação à masterização e à mixagem. Apresentou ainda este ano a performance-instalação "Input/Output (ou I/O)", na Casa Lontra. Atualmente trabalha na Frei Caneca FM.
YURI BRUSCKY é artista e doutor em Sociologia pela UFPE. Leciona nos cursos de Produção Fonográfica e Cinema da Uniaeso. Explora interseções entre ruído, linguagem, mediações tecnopolíticas e práticas cotidianas. Mantém, desde 2010, o selo de música experimental Estranhas Ocupações. Co-criador do festivais de Rumor e Muído, e do seminário/ programa de residências (Entre) Lugares Sonoros. Co-autor do livro História da Poesia Visual Brasileira.
A publicação sonora é parceria entre os selos Edições Marafas e Estranhas Ocupações.
Para a realização desse evento, a Casa Lontra conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e do Ministério da Cultura do Governo Federal.




